Loja

Armazenamento correto deixa seu café mais gostoso

Comprar um pó ou grão de qualidade, utilizar a medida exata e acertar na temperatura da água são procedimentos importantes para garantir o preparo de um bom café. No entanto, alguns cuidados na conservação do produto contribuem para a excelência do resultado, pois preservam suas características originais e ajudam a manter a essência da bebida.

Condições adequadas de armazenamento são indispensáveis para a manutenção da cor e do aspecto, além de garantir a segurança da mercadoria.

O café absorve odores, por isso, a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) recomenda armazená-lo na despensa, em local seco e arejado e longe dos produtos de limpeza e de higiene.

Após aberto, o pó pode ser mantido na embalagem ou ser transferido para um recipiente, que deve ser de uso exclusivo do café. O importante é que o pote esteja muito bem fechado, para que não haja a entrada de ar. Na hora da reposição, é preciso lavá-lo e mantê-lo totalmente livre do conteúdo anterior.

Os cafés especiais, por sua vez, são acondicionados em embalagens específicas, possuem uma válvula que retira o oxigênio do pacote, evitando, assim, a oxidação do pó.

Cuidados com a geladeira

Ao guardar o pó na geladeira é preciso tomar cuidado para que ele não entre em contato com a umidade, evitando, assim, que adquira os odores dos alimentos lá guardados. Por isso a importância do pote hermeticamente fechado.

Além disso, antes de preparar a bebida, é aconselhável retirar o pó do refrigerador e deixá-lo do lado de fora até que atinja a temperatura ambiente.

Segundo a Abic, o ideal é consumir o café até duas ou no máximo três semanas após aberto. Outra orientação da associação é usar apenas detergente neutro para lavar todos os utensílios relacionados ao produto, como chaleira, jarra de vidro, bule, porta-filtro, garrafa térmica, canecas e xícaras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *