Loja

06 de janeiro

O dia da Folia de Reis.

O Café Seis de Janeiro faz uma carinhosa homenagem a uma das festas mais tradicionais da cultura regional brasileira: a Folia de Reis.
Nesta data, pessoas fantasiadas se reúnem com seus instrumentos, violas e tambores para formarem as famosas Companhias de Reis, que espalham alegria por todos lugares que passam. Na Fazenda Limeira, onde é produzido o café, a Folia de Reis de Altinópolis é recebida com honra e orgulho.

Folia de Reis

Festa de alegria.

A origem da Folia de Reis no Brasil se encontra nos festejos de Natal. Estes eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres e essas manifestações festivas se estendiam até a data consagrada aos Reis Magos, 6 de janeiro.

Ainda hoje, a festa se mantém viva nas manifestações folclóricas do país, por meio de diversas Companhias de Reis que se reúnem em encontros por todo o Brasil.

 

Principais

Personagens da Companhia.

Mestre

Também chamado de Embaixador, é o principal elemento do grupo. Possui amplo conhecimento da festa e tem autoridade total sobre os demais. Também é o responsável pela cantoria.

Contramestre

Junto com o Mestre, tem conhecimento da festa e comanda os foliões.

Palhaço

Também conhecido como Bastião, é um personagem cômico que utiliza máscara. Com muita alegria e roupas coloridas, é o responsável pela distração e divertimento de quem assiste à folia.

Reis Magos

Representam os 3 Reis Magos que fizeram a viagem de esperança para visitar Jesus e o presentearam com incenso, ouro e mirra.

Foliões

São as pessoas da comunidade que participam da festa e acompanham a companhia.

Alferes

Tem a função de carregar respeitosamente a bandeira da companhia de reis. Ela é apresentada ao chefe da residência ou fazenda, onde a folia passa para levar alegria.