Loja
10 passos
para se fazer um café

Nós vamos explicar as principais etapas da produção do Café Seis de Janeiro que são responsáveis pelo seu sabor final.

Em todas as etapas do processo, ele recebe um cuidado especial que exige bastante atenção, conhecimento e muito amor para se fazer café.

Na verdade, existem muitas variáveis neste processo. Por isso, chegar a esse produto final, considerado bom, é uma vitória de um longo processo.

 

O clima ajuda!

A região de Altinópolis possui clima e solos perfeitos e favoráveis para produção de um bom café, são cerca de 950 a 1050 metros de altitude, verões úmidos e invernos secos.

 

Plantar, cuidar, proteger.

Durante todo o desenvolvimento da planta, ela recebe cuidados especiais, sendo adubada e protegida contra pragas e ervas daninhas, de acordo com as normas socioambientais.

 

Povo bom!

Todos os envolvidos no processo de produção possuem curso e treinamento. Isso desde o tratorista até o provador do café, que determina sua qualidade.

 

Seleção por talhão:

Na busca do grão perfeito, há uma seleção antes da colheita para identificar qual talhão tem potencial de qualidade.

 

Mãos à colheita!

O processo de colheita acontece entre os meses de maio e agosto, quando os frutos estão maduros, e é feito com todo cuidado e carinho.

 

Separando os bons.

Entre os frutos colhidos, existem aqueles que são os certos para fazer o Café Seis de Janeiro. Estes são selecionados e o seu processo daqui para frente será todo diferenciado.

 

Secagem à moda antiga.

Mantendo ainda a fabricação artesanal e feita de forma especial, os cafés são espalhados em um terreiro e sua secagem dura o dobro da convencional, chegando a até quatro semanas.

 

Testar e testar de novo.

Mesmo testando lá atrás, o café é testado novamente para garantir que o resultado final atenda às expectativas levantadas.

 

Armazenar e transportar.

Uma vez secos, os grãos são armazenados até serem transportados para torra ou moagem e serem embalados.

 

O momento torna o café especial.

Para finalizar, o momento de se apreciar um café especial deve ser único e uma experiência inesquecível.